A gigante de chips de inteligência artificial, Nvidia, anunciou que, em parceria com fabricantes, projetará e construirá pela primeira vez nos EUA seus supercomputadores de IA. Isso representa um passo importante na estratégia de cadeia de suprimentos da empresa. A Nvidia encomendou mais de um milhão de pés quadrados de espaço de fabricação para produzir e testar seus mais recentes chips de IA Blackwell no Arizona e fabricar e testar supercomputadores de IA no Texas.
Os parceiros do ecossistema da Nvidia devem investir US$ 500 milhões para apoiar a construção dessa infraestrutura de IA. Embora a Nvidia se recuse a revelar se possuirá e operará essas fábricas, e quantos empregos serão criados localmente, sua ação ocorre em meio aos esforços do governo americano para impulsionar a manufatura doméstica. A principal fornecedora, TSMC, já se comprometeu com investimentos em larga escala nos EUA.
Atualmente, o chip Nvidia Blackwell já está em produção na fábrica da TSMC em Phoenix, Arizona. A Nvidia está colaborando com a Foxconn e a Wistron para construir fábricas de supercomputadores em Houston e Dallas, Texas, respectivamente, com previsão de produção em massa nos próximos 12 a 15 meses. Além disso, a Nvidia está colaborando com a Amkor e a SPIL em operações de encapsulamento e teste de chips no Arizona.
A Nvidia prevê a construção de uma infraestrutura de inteligência artificial de US$ 500 bilhões nos EUA nos próximos quatro anos, em parceria com TSMC, Foxconn, Wistron, Amkor Technology e Siliconware Precision Industries. Essas parcerias visam aprofundar os relacionamentos, expandir as operações globais e fortalecer a resiliência da cadeia de suprimentos.
A Nvidia destaca que seus supercomputadores de IA são o núcleo de novos data centers de IA (ou seja, "fábricas de IA"), essenciais para impulsionar a crescente indústria de IA. A empresa prevê a existência de dezenas de "fábricas de IA de gigawatts" nos próximos anos, e a produção de chips e supercomputadores para fábricas de IA americanas deve gerar centenas de milhares de empregos e trilhões de dólares em benefícios econômicos nas próximas décadas.
Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, afirmou que esta é a primeira vez que um motor de infraestrutura de IA global é construído nos EUA. Essa iniciativa ajudará a atender melhor à crescente demanda por chips e supercomputadores de IA, fortalecer a cadeia de suprimentos e melhorar a resiliência geral. A Nvidia planeja usar suas tecnologias avançadas de IA, robótica e gêmeos digitais para projetar e operar essas instalações, incluindo o uso do Nvidia Omniverse para criar gêmeos digitais das fábricas e o Nvidia Isaac GR00T para construir robôs para automação de fabricação.