O AutoNavi anunciou o lançamento do primeiro agente de navegação inteligente com base em mapa com IA do mundo (NaviAgent). Essa inovação marca uma mudança nos serviços de navegação, de ferramentas de viagem tradicionais para parceiros de viagem inteligentes capazes de pensar, prever e demonstrar empatia.
O agente inteligente adota um modo inteligente de ponta a ponta "pensar - prever - agir", construindo um ciclo fechado inteligente por meio de quatro módulos: percepção, planejamento, execução e expressão. Integra várias tecnologias essenciais, como o modelo de percepção de tráfego TrafficVLM e a tecnologia de voz emocional AmapVoice, realizando a transição de "mentalidade de ferramenta" para "mentalidade de parceiro".
Os serviços de navegação tradicionais, após definirem uma rota predefinida, geralmente só conseguem executá-la mecanicamente. Já o agente de navegação inteligente da AutoNavi é como um "velho motorista" experiente, capaz de perceber o tráfego em tempo real, prever riscos e ajustar as estratégias proativamente. Por exemplo, ele pode prever antecipadamente as condições do tráfego, calcular com precisão a melhor velocidade para atravessar cada cruzamento a fim de evitar congestionamentos, perceber que o usuário está trabalhando até tarde e retornando para casa e reproduzir música relaxante para aliviar a fadiga, além de recomendar o estacionamento mais próximo do destino e se comunicar com o usuário por meio de uma conversa natural.
Em termos técnicos, com base na capacidade de previsão de percepção de tráfego TrafficVLM, o agente de navegação inteligente da AutoNavi supera a limitação de "percepção local" da navegação tradicional, realizando uma atualização de "observação unilateral" para "pensamento global". Essa tecnologia, com um modelo de linguagem visual como núcleo, transforma informações de tráfego em diferentes escalas de tempo e espaço em quadros de imagens. Através da inferência e reconhecimento de estado do modelo e da previsão de tendências, ela fornece ao sistema de navegação a capacidade de percepção além do alcance físico da visão. Em cenários de direção em alta velocidade, o agente de navegação inteligente pode perceber mudanças no fluxo de tráfego em nível de faixa, eventos dinâmicos e obstruções causadas por acidentes, e combinar com a rota do usuário para ativar automaticamente o recurso de navegação assistida, recomendar a melhor faixa global, tornando as decisões de mudança de faixa mais relaxadas e eficientes. Além disso, ele também pode perceber em tempo real a dinâmica dos veículos ao redor, emitir alertas de segurança em nível de faixa, prever riscos de direção antecipadamente e fornecer alertas em tempo real por meio de transmissão de voz e imagens de navegação.
O agente de navegação inteligente também construiu um sistema de interação tridimensional que inclui reconhecimento de emoções, compreensão de intenções e expressão emocional, expandindo os serviços para a área de valor emocional. Como um suporte de interação virtual concreto, o "Professor Gao", com o auxílio da tecnologia AmapVoice, após treinamento com dezenas de milhares de horas de dados de voz, alcançou uma mudança qualitativa de voz mecânica para interação emocional, capaz de dominar vários tipos de emoções e capacidade de expressão de paralínguas. Por exemplo, quando o usuário termina vários dias de trabalho e sai para um passeio de fim de semana, o agente de navegação inteligente pode entender as intenções de viagem, a rota e o humor, e ajustar proativamente o conteúdo da interação, acompanhando a viagem do usuário de forma atenciosa.
Atualmente, o agente de navegação inteligente da AutoNavi já está sendo distribuído gradualmente para os usuários em todo o país. Seu lançamento marca uma mudança nos produtos de viagem, de uma priorização da eficiência para uma experiência inteligente que também considera serviços proativos. Com a iteração contínua da capacidade de IA, as viagens futuras não apenas permitirão que os usuários cheguem ao seu destino com mais segurança, mas também alcançarão "viagens agradáveis".