De acordo com a publicação Inteligência Emergente, Hong Tao, cofundador e ex-chefe de comercialização da Baichuan Intelligent, deixou a empresa. Fontes próximas à Baichuan Intelligent revelaram que Hong Tao não participa mais das operações diárias da empresa e que sua saída já ocorreu há algum tempo. A Baichuan Intelligent respondeu que Hong Tao deixou a empresa por motivos pessoais e agradeceu sua contribuição para a construção da equipe de comercialização nos estágios iniciais da empresa.
Sabe-se que Hong Tao foi o diretor de marketing (CMO) da Sogou e impulsionou com sucesso a entrada da Sogou entre as seis maiores empresas de receita de publicidade na internet. Em julho de 2023, Hong Tao, juntamente com o ex-CEO da Sogou, Wang Xiao Chuan, e o COO Ru Liyun, co-fundaram a Baichuan Intelligent, responsável pelas operações comerciais da empresa. De acordo com informações da empresa, a Baichuan Intelligent já atende milhares de clientes, incluindo empresas líderes em seus setores como a Bei Dian Digital, Perfect World, iQiyi e 360.
A saída de Hong Tao gerou preocupações sobre os desafios enfrentados pelas startups de modelos de linguagem grandes. No segundo semestre deste ano, vários membros-chave de empresas unicórnio de modelos de linguagem grandes optaram por deixar seus cargos ou iniciar seus próprios negócios, incluindo Huang Wenhao, vice-presidente de algoritmos da Ling Yi Wan Wu, e vários líderes de produtos internacionais da “Lua Escura”.
Especialistas do setor apontam que a alta rotatividade de figuras-chave reflete a enorme pressão enfrentada pelas empresas de modelos de linguagem grandes em termos de comercialização e competição tecnológica. Um investidor afirmou que as empresas chinesas de modelos de linguagem grandes precisam não apenas resolver internamente o problema do ciclo de comercialização fechado, mas também enfrentar o desafio da aceleração das atualizações tecnológicas de concorrentes externos como a OpenAI.
De acordo com reportagens anteriores da Inteligência Emergente, entre as seis empresas chinesas de modelos de linguagem grandes conhecidas como os "Seis Tigres da IA", duas já abandonaram os modelos de pré-treinamento e estão se voltando para o desenvolvimento de aplicativos. Como alcançar crescimento e monetização na fase de aplicativos tornou-se um problema urgente para as empresas de modelos de linguagem grandes.