De acordo com o “Relatório de Tendências de Uso de IA por Jovens de 2024”, a aplicação da IA deixou de se restringir a áreas específicas e se espalhou por todos os níveis, desde a revisão de trabalho até empreendimentos paralelos, produção de vídeos criativos e até mesmo como um amigo ou parceiro virtual.
O relatório indica que, em comparação com 2023, a Geração Z (95 pós), mulheres e gestores de empresas mostraram o maior interesse em IA. No geral, mais de 80% dos entrevistados disseram ter grande interesse em ferramentas de IA para texto, desenho, áudio e vídeo. Além disso, quase metade dos entrevistados relatou usar ferramentas de IA diariamente, mostrando que a IA se tornou parte essencial do trabalho e da vida cotidiana.
Entre os usuários de IA, a média de uso foi de 2 softwares de IA, com 4 funções de IA sendo as mais utilizadas. Profissionais com mais experiência tendem a usar funções de IA generativa, como auxílio na criação de conteúdo de documentos, processamento e geração de imagens, produção e geração de áudio/vídeo e reconhecimento e processamento de voz. Já os estudantes utilizam com mais frequência a IA para auxílio na criação de conteúdo de documentos, coleta de informações e organização e interpretação de textos longos, para atender às suas necessidades acadêmicas.
A pesquisa também revelou que as avaliações sobre o conteúdo gerado por IA são geralmente positivas, sendo “interessante” a avaliação mais comum. Estudantes universitários tendem a usar a IA para “estimular a criatividade” e experimentar novas ideias, enquanto trabalhadores de escritório veem a IA como um “substituto de especialistas”, buscando conselhos em áreas como direito, saúde, fitness e viagens.
Mais de 70% dos entrevistados estão tentando aprender a usar a IA de forma mais aprofundada, especialmente sobre prompts de IA e como aprimorar instruções. Entre os estudantes universitários, 8% já pagaram por cursos de IA, demonstrando sua visão estratégica sobre a demanda por habilidades de IA no mercado de trabalho futuro.
Além da utilidade prática, a IA também é usada para entretenimento e expressão criativa. Por exemplo, a IA é usada em atividades como leitura de tarô virtual, horóscopo e outras atividades místicas, além da criação de memes e vídeos. A facilidade de uso e o caráter divertido das ferramentas de IA as tornaram queridinhas dos jovens.
A IA também demonstrou suas vantagens no planejamento de viagens e tradução, especialmente durante feriados prolongados, quando o uso da IA atinge seu pico. Com a retomada do turismo internacional, o uso de ferramentas de tradução por IA também aumentou significativamente.
Por fim, embora as expectativas em relação ao conteúdo gerado por IA sejam maiores do que no ano passado, também houve um aumento nas atitudes de “observação”, “cautela” e “vigilância” em relação à IA, especialmente no que diz respeito à proteção de dados pessoais. A maioria das pessoas está disposta a recomendar ferramentas de IA, mas com a condição de que sejam seguras e não revelem informações pessoais ou importantes.
A IA se tornou uma ferramenta importante para melhorar a competitividade individual, e as pessoas estão explorando como utilizá-la de forma mais eficaz, mantendo ao mesmo tempo a consciência dos riscos potenciais por trás da tecnologia. Com o avanço contínuo da tecnologia de IA, suas aplicações futuras serão ainda mais amplas e profundas.