Recentemente, uma tendência de brinquedos de ação gerados por IA varreu as mídias sociais. Usuários estão carregando suas fotos para o ChatGPT e pedindo que ele as transforme em mini bonecos, chamados de "pacotes de personagens". Esses bonecos não apenas apresentam a aparência do usuário, mas também incluem acessórios personalizados, como café, laptops, e até mesmo etiquetas com seus nomes e profissões. Esse fenômeno se espalhou rapidamente, gerando discussões e atenção generalizadas.

No entanto, juntamente com essa tendência, artistas estão mostrando suas habilidades de desenho à mão para combater a proliferação de conteúdo gerado por IA. A designer de interiores britânica Holly Rolf expressou sua decepção, argumentando que até mesmo pequenas empresas estão relutantes em pagar pelos trabalhos dos artistas. Para combater essa tendência, muitos artistas estão publicando versões desenhadas à mão nas mídias sociais com a hashtag #StarterPackNoAI, mostrando o charme único da criação humana.

image.png

Vale ressaltar que a OpenAI, a empresa por trás do ChatGPT, está enfrentando múltiplos desafios legais. Muitas organizações de notícias, autores e artistas visuais a acusam de violação de direitos autorais. Em um comunicado, a OpenAI enfatizou que suas ferramentas de geração de imagens visam apoiar, e não substituir, a criatividade humana, mas isso não dissipou as preocupações sobre a criação de IA.

Alguns artistas, como a designer gráfica de Michigan, Rachel Dolmar, expressaram preocupações sobre o futuro da indústria, argumentando que o baixo custo das obras de arte geradas por IA dificulta a subsistência dos artistas humanos. Ela mencionou que muitos estilos de artistas, desenvolvidos ao longo de anos, podem ser "roubados" inconscientemente pela IA.

Como contraponto, a artista digital do Kentucky, April Schweiss, também criou seus próprios pacotes de personagens, juntando-se à tendência. Ela disse que sua criação manual é muito mais difícil em comparação com os criadores que dependem da rápida geração de obras pela IA.

Embora o conteúdo gerado por IA tenha recebido uma resposta entusiasmada no mercado, os artistas, ao mostrar seus estilos e criatividades únicos, lembram a todos a importância do valor da arte humana.