Embora a inteligência artificial esteja se desenvolvendo rapidamente e a tecnologia de processamento de imagens esteja constantemente sendo atualizada, a remoção de fundos continua sendo um dos desafios mais complexos nas tarefas de processamento de imagens.

Atualmente, no quesito recorte de imagens, o remove.bg ainda é um dos melhores, oferecendo rapidez e qualidade.

Agora, finalmente, existe um software de código aberto com capacidade de recorte comparável à do remove.bg. A equipe da Bria lançou recentemente o RMBG 2.0, com resultados surpreendentes.

image.png

Em comparação com seu antecessor, o RMBG 1.4, a nova versão apresenta melhorias significativas em várias áreas principais. O RMBG 2.0 integra segmentação semântica avançada, aprimorou a tecnologia de detecção de bordas e mantém uma maior consistência no processamento de imagens semelhantes, especialmente em cenários com fundos complexos.

Esta nova geração de ferramenta de remoção de fundo de código aberto, baseada na arquitetura BiRefNet, alcançou uma impressionante taxa de sucesso geral de 90,14%. Sua precisão chega a 92% no processamento de imagens realistas.

Mesmo em cenários com fundos complexos, a ferramenta mantém um excelente desempenho de 87%, demonstrando sua poderosa capacidade técnica.

O AIbase carregou uma imagem de um panda vermelho e descobriu que o RMBG 2.0 consegue recortar sujeitos com pelos de forma muito limpa, com os pelos das bordas claramente visíveis:

QQ20241114-092106.png

Em imagens onde as pessoas e o fundo estão altamente integrados e as bordas são difíceis de distinguir, ele também consegue facilmente diferenciar o primeiro plano do fundo, realizando um recorte de alta qualidade:

QQ20241114-094804.png

Recortar imagens de anime também é muito fácil, especialmente os fios de cabelo são recortados com muita precisão:

QQ20241114-092213.png

O mais importante é que é possível baixar imagens em alta resolução gratuitamente. Basicamente, o tamanho da imagem baixada é o mesmo tamanho da imagem carregada. Já o remove.bg cobra por downloads de imagens em alta resolução, e o preço não é barato.

No entanto, em comparação com o remove.bg, o RMBG 2.0 tem a desvantagem de não oferecer recursos de pincel ou edição secundária, o que dificulta o recorte limpo em imagens com muitas pessoas, sem a possibilidade de edição e correção:

QQ20241114-092930.png

Mas, sendo gratuito, a qualidade de recorte do RMBG 2.0 já é muito boa.

Este modelo pode ser aplicado nos seguintes cenários:

  • Visualização de produtos de comércio eletrônico

  • Automação de conteúdo de marketing

  • Processamento de imagens em massa

  • Desenvolvimento de ativos de jogos

  • Automação de construção de sites

Experimente aqui: https://huggingface.co/spaces/briaai/BRIA-RMBG-2.0