De acordo com relatos da mídia internacional, vários fotógrafos estão reclamando que o Meta está erroneamente adicionando a tag "Feito com IA" a fotos reais que eles tiraram. Nos últimos meses, vários fotógrafos compartilharam exemplos, e recentemente o Meta marcou uma foto de uma partida de basquete tirada pelo ex-fotógrafo da Casa Branca, Pete Souza, como gerada por IA.
Em outro exemplo recente, o Meta adicionou erroneamente a tag a uma foto do Instagram mostrando o Kolkata Knight Riders vencendo uma partida de críquete na Indian Premier League. Curiosamente, assim como a foto de Souza, a tag só aparece ao visualizar a imagem em dispositivos móveis, e não na web.
Souza disse que tentou remover a tag, mas sem sucesso. Ele especula que o uso da ferramenta de recorte da Adobe e a compactação da imagem para o formato JPEG podem ter acionado o algoritmo do Meta.
No entanto, o Meta também está erroneamente marcando fotos reais como "Feito com IA" quando os fotógrafos usam ferramentas de IA generativa (como o preenchimento generativo da Adobe) para remover objetos mínimos, segundo o PetaPixel. A publicação fez um teste usando a ferramenta de preenchimento generativo do Photoshop para remover uma mancha de uma imagem, e então o Meta a marcou como gerada por IA no Instagram. No entanto, estranhamente, quando o PetaPixel reabriu o arquivo no Photoshop, copiou e colou em um documento preto e salvou, o Meta não adicionou a tag "Feito com IA". Vários fotógrafos expressaram sua insatisfação com a marcação injusta de pequenas edições como geradas por IA.
O fotógrafo Noah Kalina escreveu no Threads: "Se fotos 'retocadas' são marcadas como 'Feito com IA', então o termo não tem realmente significado. Se eles estivessem realmente protegendo as pessoas, eles provavelmente marcariam automaticamente cada foto com 'Não é uma representação verdadeira'."
Em um comunicado, a porta-voz do Meta, Kate McLaughlin, disse que a empresa está ciente do problema e está avaliando seu método "para que nossas tags reflitam a quantidade de IA usada na imagem". "Dependemos de métricas padrão do setor incluídas pelas outras empresas em suas ferramentas, então estamos trabalhando ativamente com essas empresas para melhorar esse processo e fazer com que nosso método de rotulagem corresponda à nossa intenção", acrescentou McLaughlin.
Em fevereiro deste ano, o Meta anunciou que adicionaria a tag "Feito com IA" às fotos carregadas no Facebook, Instagram e Threads antes da temporada eleitoral deste ano. Especificamente, a empresa disse que adicionaria tags a fotos geradas por IA usando ferramentas de empresas como Google, OpenAI, Microsoft, Adobe, Midjourney e Shutterstock.
O Meta não revelou o que aciona a tag "Feito com IA", mas todas essas empresas já estão ou estão adicionando metadados aos arquivos de imagem para indicar o uso de ferramentas de IA, que é uma forma do Meta identificar fotos geradas por IA. Por exemplo, a Adobe lançou seu sistema de credenciais de conteúdo no ano passado, adicionando informações sobre a origem do conteúdo aos metadados.
Destaques:
- Vários fotógrafos estão reclamando que o Meta está erroneamente marcando fotos reais como "Feito com IA".
- Fotos editadas com ferramentas de edição parecem ser afetadas.
- O Meta também está erroneamente marcando fotos reais como "Feito com IA" quando ferramentas de IA generativa são usadas.