A Sakana AI, uma empresa focada em impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial usando métodos inspirados na natureza, anunciou hoje uma tecnologia que pode remodelar a face da pesquisa científica: o "Cientista IA". Este é um sistema abrangente capaz de conduzir pesquisas científicas de forma independente, desde a concepção de ideias inovadoras até a redação de artigos científicos, tudo feito pela IA.
A empresa afirma que o sistema Cientista IA pode automatizar todo o ciclo de vida da pesquisa, incluindo, mas não se limitando a, gerar ideias de pesquisa, escrever código, executar experimentos, resumir resultados, apresentar as descobertas de forma visual e, finalmente, criar um artigo científico completo. Além disso, o sistema também pode realizar revisão por pares automatizada, avaliando os artigos gerados com precisão próxima à humana.
O sistema foi projetado para imitar a maneira como a comunidade científica humana trabalha, iterando e desenvolvendo ideias continuamente e adicionando novos conhecimentos a um banco de dados em constante crescimento. Em sua primeira demonstração, o Cientista IA já fez novas contribuições em várias subáreas da pesquisa de aprendizado de máquina, como modelos de difusão, transformadores e compreensão profunda.
A Sakana AI destaca que o Cientista IA foi projetado com foco na eficiência computacional, com um custo de implementação e desenvolvimento de aproximadamente US$ 15 por artigo. Embora os artigos gerados pela primeira versão do sistema possam apresentar algumas falhas, o potencial e a relação custo-benefício demonstrados sugerem que o Cientista IA tem o potencial de democratizar o trabalho de pesquisa e acelerar significativamente o progresso científico.
Link do artigo: https://arxiv.org/pdf/2408.06292
Site oficial: https://sakana.ai/ai-scientist/