Em uma série de postagens no X (antigo Twitter) na segunda-feira, o CEO da OpenAI, Sam Altman, revelou que a empresa está enfrentando uma pressão de capacidade sem precedentes devido à popularidade do recém-lançado gerador de imagens do ChatGPT, o que pode resultar em atrasos no lançamento de novas versões. Altman enfatizou que, embora a empresa esteja trabalhando ativamente para resolver o problema, os usuários podem experimentar velocidades de serviço mais lentas devido ao aumento do tráfego.

OpenAI

Nota da imagem: Imagem gerada por IA, fornecida pela Midjourney.

Em suas postagens, Altman afirmou: "Estamos controlando a situação, mas você deve esperar atrasos nas novas versões da OpenAI, possíveis problemas e, devido aos desafios de capacidade, o serviço pode ser lento às vezes." Ele prometeu que a empresa acelerará o trabalho para garantir que os problemas sejam resolvidos o mais rápido possível.

Desde o lançamento do novo recurso de geração de imagens do ChatGPT, ele tem recebido muita atenção dos usuários, mas também gerou muita controvérsia. Em particular, sua capacidade de reproduzir os estilos de animação clássica em desenho à mão, como os do Studio Ghibli, gerou muitas discussões. Altman disse que a empresa "não conseguiu acompanhar" desde o lançamento do recurso e que os funcionários têm trabalhado horas extras e até nos fins de semana para garantir a operação contínua do serviço para atender à demanda explosiva.

De acordo com Altman, o ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora na segunda-feira. Atualmente, o ChatGPT tem 500 milhões de usuários ativos mensais e 20 milhões de usuários pagos. A empresa prevê que esses números crescerão para 300 milhões e 15,5 milhões, respectivamente, até o final de 2024.

Para lidar com o aumento contínuo do tráfego, a OpenAI decidiu adiar o lançamento do recurso de geração de imagens para usuários gratuitos do ChatGPT e suspender temporariamente o acesso de novos usuários ao recurso de geração de vídeo no conjunto de ferramentas de mídia de IA Sora. Essas alterações visam aliviar a pressão sobre o sistema e garantir que os usuários existentes possam continuar a usar o serviço.

Os desafios da OpenAI destacam a pressão técnica causada pelo crescimento massivo de usuários e refletem a luta da empresa para equilibrar as necessidades dos usuários e a qualidade do serviço enquanto busca inovação.