Lançado em Hangzhou o primeiro grande modelo de IA para correspondência de transferência de patentes de universidades da China, resolvendo o problema das "patentes adormecidas"

No evento temático do Dia Mundial da Propriedade Intelectual "4.26" de 2025 da província de Zhejiang, o "Grande Modelo de Correspondência Precisa de Transferência de Patentes de Universidades", desenvolvido pela Administração de Propriedade Intelectual de Hangzhou, fez sua estreia oficial. Esta é a primeira aplicação de grande modelo de IA na China focada na transferência de patentes, marcando um passo crucial de Zhejiang na solução do problema das "patentes adormecidas".

Avanço tecnológico

Este grande modelo de IA reúne 50.000 dados de patentes transferíveis de universidades em Hangzhou, mais de 35.000 dados básicos de pequenas e médias empresas de tecnologia e 130.000 dados de patentes de invenção válidas de empresas, construindo o primeiro banco de dados temático de transferência de patentes da China. Através da análise aprofundada da compatibilidade entre as informações operacionais das empresas e as patentes das universidades, ele constrói um "retrato de compatibilidade" a partir de múltiplas dimensões, como consistência do número de classificação IPC, compatibilidade tecnológica e similaridade de patentes, e recomenda de forma inteligente a lista de empresas mais adequadas para implementar as patentes.

Metaverso, ficção científica, cyberpunk, pintura (1) grande modelo

Observação da fonte da imagem: A imagem foi gerada por IA, fornecida pela Midjourney.

Pontos problemáticos do setor

Por muito tempo, a transferência de patentes de universidades enfrentou o dilema da "baixa eficiência de correspondência de oferta e demanda e canais de mercado deficientes". Dados da Administração de Supervisão do Mercado da província de Zhejiang mostram que, embora o número de transferências e licenças de patentes em toda a província ocupe o primeiro lugar na China, ainda há espaço para melhorar a taxa de transferência de patentes das universidades. "No passado, as empresas buscavam tecnologia como procurar uma agulha em um palheiro. Agora, por meio da correspondência inteligente, é possível conectar as necessidades com precisão", disse um responsável da Administração de Propriedade Intelectual de Hangzhou.

Medidas complementares

O "Guia de Planejamento e Aplicação de Patentes de Inteligência Artificial da Província de Zhejiang", lançado simultaneamente no evento, fornece 29 casos típicos de referência para empresas de IA e, pela primeira vez, define a "linha vermelha ética" para a aplicação de patentes de IA, exigindo que a aquisição e o uso de dados estejam em conformidade com as leis e a moral pública. Atualmente, 5 centros de proteção nacionais já foram estabelecidos na província, fornecendo um canal verde para a pré-avaliação de patentes e serviços especializados como "avaliação prévia da aplicação de patentes" para empresas de IA.

Perspectivas futuras

Por trás dessa prática inovadora está o planejamento sistemático da propriedade intelectual em inteligência artificial de Zhejiang. Com a aplicação aprofundada da tecnologia de IA no campo da transferência de patentes, sistemas de correspondência inteligente como o de Hangzhou podem se tornar uma "ponte digital" para a transferência de resultados científicos e tecnológicos, melhorando significativamente a eficiência da transferência de patentes e impulsionando a inovação científica e tecnológica e a atualização industrial.