A Microsoft lançou recentemente um recurso de pesquisa do Windows com tecnologia de IA no mais recente canal de desenvolvimento para testadores do Windows 11 Insider. Anunciado pela primeira vez em outubro, este novo recurso visa utilizar a tecnologia de indexação semântica para ajudar os usuários a pesquisarem arquivos locais usando uma linguagem mais natural. É importante notar que os usuários precisam de um PC Copilot Plus para usar este recurso.
Este recurso de pesquisa por IA pode ser usado na caixa de pesquisa em "Configurações", "Explorador de Arquivos" ou na barra de tarefas, oferecendo conveniência onde quer que o usuário esteja pesquisando. Além disso, graças ao chip NPU nos computadores Copilot Plus, esta tecnologia funciona offline, sem necessidade de conexão com a internet. Atualmente, o recurso de pesquisa por IA é limitado às configurações do Windows e a arquivos de formatos específicos, incluindo JPEG, PNG, PDF, TXT e XLS.
A Microsoft afirma que o recurso de pesquisa só funciona nos locais de índice selecionados pelo usuário. Os usuários podem ajustar os locais de índice em "Configurações" > "Privacidade e segurança" > "Pesquisar no Windows" ou ativar o recurso "Aprimorado" para indexar todo o computador. No futuro, espera-se que este recurso seja expandido para incluir dados na nuvem, como arquivos armazenados no OneDrive.
De acordo com a Microsoft, este recurso de pesquisa do Windows com tecnologia de IA será gradualmente disponibilizado para PCs Copilot Plus com processadores Snapdragon, com suporte posterior para computadores Copilot Plus com processadores Intel e AMD. Além disso, o recurso suporta vários idiomas, incluindo chinês, inglês, francês, alemão, japonês e espanhol, atendendo às necessidades de diferentes usuários.
Além do novo recurso de pesquisa, a versão mais recente também inclui uma ferramenta de escrita por IA fornecida pelo Click to Do. Ao pressionar e clicar com o botão esquerdo do mouse na tecla do Windows na tela, um menu de opções sensível ao contexto será exibido. Os usuários podem selecionar um bloco de texto e clicar em "reescrever" e, em seguida, selecionar a opção "otimizar" para correção gramatical, melhorando ainda mais a precisão e a fluidez do texto.
Destaques:
🌟 A Microsoft está testando um novo recurso de pesquisa por IA para o Windows 11, permitindo que os usuários encontrem arquivos locais usando uma linguagem mais natural.
💻 Atualmente, o recurso está disponível apenas para PCs Copilot Plus, suporta vários formatos de arquivo e não requer conexão com a internet.
📈 No futuro, será expandido para dados na nuvem e para mais tipos de computadores Copilot Plus.