A Cisco publicou recentemente um relatório sobre uma pesquisa com CEOs sobre inteligência artificial (IA). O relatório mostra que, embora 97% dos CEOs planejem integrar a IA em seus negócios, apenas 2% acreditam estar preparados para isso. A pesquisa incluiu mais de 2.500 CEOs de mais de 250 empresas na Europa, América do Norte, América do Sul, África e Ásia-Pacífico, todos com mais de 25 anos.

Pesquisa, relatório de dados

Nota da imagem: Imagem gerada por IA, fornecida pela Midjourney

O estudo indica que a maioria dos CEOs reconhece a integração da IA como necessária para o crescimento dos negócios, mas a lacuna de compreensão da tecnologia está impedindo-os de aproveitar as oportunidades de crescimento. Mais de 70% dos CEOs acreditam que sua compreensão da IA afeta sua capacidade de levantar "questões-chave" no conselho. Além disso, 58% dos CEOs temem que sua compreensão da IA tenha um impacto negativo no crescimento da empresa nos próximos cinco anos.

Na pesquisa, os CEOs também citaram vários fatores que impedem a integração da IA em seus negócios, incluindo infraestrutura insuficiente, restrições orçamentárias, preocupações de segurança e falta de habilidades. Cerca de 28% dos entrevistados acreditam que os benefícios potenciais da IA são exagerados. Embora 10% dos CEOs digam não ter nenhuma preocupação com a IA, apenas 2% acham que "todos os preparativos estão concluídos" e, portanto, se sentem confortáveis em integrar a IA.

Jeetu Patel, vice-presidente executivo e diretor de produtos da Cisco, enfatizou a urgência da ação das empresas em um comunicado: "No final das contas, existem apenas dois tipos de empresas: as empresas de IA e as que serão consideradas irrelevantes."

A pesquisa mostra que muitos CEOs estão preocupados em perder a vantagem competitiva devido à falta de infraestrutura e investimentos insuficientes em novas tecnologias. De acordo com um relatório da Menlo Ventures do ano passado, os gastos corporativos com IA aumentaram seis vezes em 2023, passando de US$ 2,3 bilhões para US$ 13,8 bilhões. O relatório também indica que as empresas identificaram 10 casos de uso potenciais de IA, com 24% priorizando a implementação a curto prazo.

Atualmente, muitas organizações estão usando IA generativa em seus negócios para gerar código, fornecer suporte de chatbot, realizar pesquisas corporativas, etc. A pesquisa também descobriu que 47% das soluções são construídas internamente pelas empresas, enquanto 53% são obtidas por meio de fornecedores.

É importante notar que as empresas não estão seguindo cegamente a IA, mas sim se concentrando no retorno do investimento. O relatório indica que os compradores estão mais focados em ferramentas que oferecem valor mensurável (30%) e soluções que compreendem o contexto único de seu trabalho (26%), em vez da opção de menor preço (apenas 1%).

Destaques:

📊 97% dos CEOs planejam implementar IA, mas apenas 2% dizem estar preparados.

🔍 70% dos CEOs acreditam que a compreensão da IA afeta seu desenvolvimento de negócios, 58% temem o crescimento futuro.

💡 As empresas estão mais focadas no retorno do investimento em IA, valorizando soluções que oferecem valor mensurável.