Com o rápido desenvolvimento da inteligência artificial (IA), o setor de TI está passando por transformações sem precedentes. De acordo com o último relatório da Pluralsight, mais da metade dos profissionais de TI estão preocupados com as ameaças impulsionadas pela IA, enquanto 74% dos especialistas em TI temem que seus empregos sejam substituídos por ferramentas de IA.
Nota da imagem: Imagem gerada por IA, fornecida pela Midjourney.
Atualmente, apenas 40% das organizações oferecem treinamento e orientação estruturados formalmente sobre IA. Bri Frost, gerente de cursos de segurança e operações de TI da Pluralsight, afirma: "Atores de ameaças avançadas estão cada vez mais direcionando infraestruturas críticas e tecnologias OT, sistemas que geralmente estão desatualizados, têm mais vulnerabilidades e apresentam riscos maiores."
Diante da crescente prevalência de ameaças impulsionadas pela IA, os profissionais precisam urgentemente aprimorar suas habilidades e dominar conhecimentos especializados para lidar eficazmente com esses desafios em constante evolução. Mais de 75% dos entrevistados consideram que inteligência de ameaças e engenharia reversa são as habilidades de segurança cibernética avançadas mais valiosas atualmente, enquanto 24% mencionaram a caça a ameaças.
Aaron Rosenmund, gerente sênior de segurança e habilidades de GenAI da Pluralsight, observa: "As habilidades de segurança cibernética avançada mais importantes atualmente são aquelas que permitem testar proativamente as medidas de defesa contra táticas atuais e futuras, e que podem rapidamente transformar essas informações em métodos de detecção, proteção e caça para a organização." Isso, combinado com uma base sólida em conceitos de rede, terminais, servidores e nuvem, permitirá que os indivíduos forneçam resultados imediatos e redução de riscos para a organização.
Com o avanço da segurança cibernética e das ameaças digitais, alguns papéis de segurança cibernética menos conhecidos estão ganhando importância, fornecendo conhecimentos especializados essenciais para proteger o ambiente digital e dados valiosos. 34% dos entrevistados acreditam que os cientistas de dados de segurança cibernética se tornarão mais comuns em breve, enquanto 22% afirmam que os desenvolvedores de vulnerabilidades também serão cada vez mais procurados. Outros papéis de segurança cibernética emergentes incluem DevSecOps (16%), operadores de equipe vermelha (12%), caçadores de ameaças (10%) e engenheiros de segurança ICS/SCADA (4%).
Frost também destaca a necessidade de cientistas de dados de segurança cibernética: "Filtrar grandes conjuntos de dados de uma perspectiva de análise de segurança está se tornando cada vez mais difícil. Gerenciar e monitorar logs de vários terminais, dados de rede e comportamento do usuário é uma tarefa significativa - ver a necessidade de analistas de dados ajudará a identificar e mitigar o tráfego malicioso de forma mais eficaz e rápida."
Claramente, desenvolver planos para aprimorar habilidades e entender as ameaças da IA é crucial para o futuro da segurança cibernética. À medida que a tecnologia de IA continua a progredir, a complexidade das ameaças potenciais que ela apresenta também aumenta.
Destaques:
🤖 **Ansiedade com a IA**: Mais de 70% dos profissionais de TI temem ser substituídos por ferramentas de IA.
🛡️ **Aprimoramento de habilidades**: 75% dos entrevistados consideram inteligência de ameaças e engenharia reversa habilidades essenciais.
🔍 **Novos papéis emergentes**: Cargos como cientista de dados de segurança cibernética e desenvolvedor de vulnerabilidades estão ganhando cada vez mais importância.