O YouTube está investindo novamente na criação de música com inteligência artificial. Depois de lançar no ano passado um recurso de IA que permite aos criadores gerar músicas com as vozes de artistas famosos como Charlie Puth e Charli XCX usando prompts de texto, a plataforma anunciou recentemente a adição de um recurso de recriação de músicas à sua ferramenta Dream Track, permitindo que os criadores alterem o estilo de uma música com simples descrições de texto.

Este recurso experimental está atualmente disponível para testes com criadores selecionados. Os membros do grupo de teste podem usar a opção "recriar o estilo da música" em músicas selecionadas e descrever por escrito as alterações desejadas. O sistema gerará um clipe de áudio de 30 segundos para os criadores usarem em seus vídeos curtos no Shorts. O YouTube afirma que os criadores só precisam inserir no campo de prompt suas ideias sobre a alteração do estilo ou da emoção da música para obter uma faixa personalizada que mantém a essência da voz e da letra originais, mas com um novo estilo musical.

youtube

Para garantir os direitos autorais, todos os clipes de áudio recriados serão marcados com informações sobre a música original nos vídeos curtos e na página inicial de áudio, indicando claramente que a IA foi usada para a adaptação. Esses recursos são suportados pelo modelo de geração de música Lyria, desenvolvido pela DeepMind. Vale mencionar que o conjunto de ferramentas Dream Track, lançado em novembro do ano passado, também incluía a capacidade de criar músicas a partir de humilhações.

Para equilibrar os interesses de todos os envolvidos na indústria musical, o YouTube anunciou em agosto do ano passado que pagará aos artistas e detentores de direitos autorais pelas obras musicais usadas em seus recursos de IA. A plataforma também firmou uma parceria com a Universal Music Group (UMG) para desenvolver um mecanismo de distribuição de royalties.

Na área de remixagem de músicas, o YouTube não é o único explorador. Gaurav Sharma, ex-executivo da JioSaavn, está desenvolvendo um aplicativo chamado Hook, que também visa fornecer aos usuários recursos de remixagem de músicas para apoiar a criação de vídeos curtos.

Essas medidas mostram que a criação de música com IA está se tornando mais regulamentada e madura, oferecendo aos criadores mais possibilidades criativas e explorando ativamente soluções para proteger os direitos autorais.